Hogeschool van Amsterdam

Centre for Applied Research in Education

Aspectos envolvidos na proposição de uma tarefa com uso de recurso tecnológico: análise de uma experiência de ensino em aulas de Cálculo

Article

Considerando o processo de elaboração, aplicação e refinamento de tarefas que façam uso de recursos tecnológicos configura-se como uma importante atividade no âmbito da Educação Matemática, o objetivo deste texto é apresentar uma reflexão sobre aspectos envolvidos na proposição de uma tarefa com uso do Geogebra, que integra um ambiente de ensino e aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral. Para tanto, adota a metodologia de experiência de ensino, enquanto um tipo especial de pesquisa baseada em design, e apresenta uma análise retrospectiva de dados oriundos do trabalho com tarefas para exploração de ideias necessárias à compreensão do conceito de derivadas. Como resultados, evidenciam-se quatro aspectos do meio de aprendizagem envolvidos (a constar: a tarefa em si, o recurso tecnológico, a interpretação das ações e explicações dos estudantes e a interação entre esses últimos), que procuram trazer luz à questão de uma suposta “falha” na interação com o aplicativo, o que permite apontar sugestões possíveis para um melhoramento da elaboração da tarefa e do ambiente de aprendizagem.

Reference Trevisan, A. L., dos Santos da Fonseca, M. O., & Abrantes Garcez Palha, S. (2017). Aspectos envolvidos na proposição de uma tarefa com uso de recurso tecnológico: análise de uma experiência de ensino em aulas de Cálculo. Manuscript submitted for publication.
Published by  Centre for Applied Research in Education 1 January 2017